quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Nasa faz fotos em alta definição de Marte com ajuda de internautas

Uma câmera de alta resolução da Nasa fotografou uma paisagem em Marte que lembra as montanhas nevadas da Terra. Em vez de água congelada, porém, a "neve" de Marte é composta por dióxido de carbono (CO2). A imagem foi divulgada pela agência espacial americana nesta quinta-feira (30).
Na imagem, é possível ver o gelo destacando os barrancos nas laterais do morro. Segundo a Nasa, a formação sazonal desse tipo de neve é comum em altas latitudes no planeta vermelho.
A paisagem foi registrada em 11 de abril pela câmera do Experimento Científico de Imagem de Alta Resolução (HiRISE, na sigla em inglês), do Veículo Orbital de Reconhecimento de Marte. O experimento HiRISE é cordenado pela Universidade do Arizona.
A interatividade faz parte do projeto HiWish, lançado pela Nasa em janeiro. O projeto (clique aqui para ver e sugerir) permite que internautas façam sugestões de locais diversos no planeta para serem captados com as poderosas lentes do HiRise. Para escolher os locais, os internautas têm acesso pela internet a mapas de Marte e imagens de baixa definição feitas por outras câmeras da Nasa.

Os cientistas da agência espacial selecionam algumas das sugestões, de acordo com a relevância científica e com a posição da nave. Até o momento, a Nasa já recebeu mais de mil sugestões de internautas.

"Algumas pessoas gostam de trens em miniatura ou de encenações de batalhas da Guerra Civil. O meu negócio é explorar Marte", diz James Secosky, um professor aposentado no Estado de Nova York, que teve uma das suas imagens selecionadas.

A HiRISE é um dos seis instrumentos que está a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter, uma nave não-tripulada que orbita o planeta. A câmera é operada por um laboratório da Universidade do Arizona.

Desde 2006, a HiRISE já fez 13 mil imagens de Marte, cobrindo dezenas de quilômetros quadrados. No entanto, apenas 1% da superfície do planeta foi fotografada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário